Não se fazem mais animes como em 2001



"Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos", começa Dickens em Um Conto de Duas Cidades. Alguns acreditam que ele fala sobre 1775 - talvez pelo terceiro parágrafo do livro, em que ele diz que é sobre 1775? Talvez. Mas nada me convenceria de que não é uma profecia... sobre o que aconteceu entre 1º de abril de 2001 e 24 de junho do mesmo ano. Estúdio? O famosíssimo Digital Dreams. Canal? TV Tokyo. Episódios? 13. Nome?

RUN=DIM.

[TELA PRETA. APARECE A FRASE: "DEZ ANOS DEPOIS...". MÚSICA INTENSA.]
 
***
Eu e a Mimi adoramos aventuras. De dia, rapel, voo de asa-delta e salto de paraquedas. À noite, atividades anti-criminosas (há sempre uma poderosa discussão sobre quem será a Garota Esquilo da vez). Mesmo assim, existem momentos entediantes. Foi num desses em surgiu a ideia de ver um anime obscuro e provavelmente ruim. É bem difícil algo ser obscuro agora que temos internet e coisa e tal - para desespero das pessoas incrivelmente chatas que sofrem da Síndrome do Underground em relação a seus cantores/filmes/qualquercoisa favoritos -, mas RUN=DIM até que atendia muito bem às expectativas. Sem página na Wikipedia em qualquer língua além do japonês. Uma animação aparentemente bizarra. Um enredo nadando em originalidade. E lá fomos nós na grande jornada.

... Ok, a gente só viu o primeiro episódio. Porque, cara, é muito horrível. Exatamente como esperávamos?

História: 2052. Aconteceu... hã... alguma coisa ruim... enchentes... éé... hmm... aí rolam uns... mechas... e tem esse garoto... ele é o protagonista... ele tá andando de patins... e tromba com uma garota... em um momento bem inovador, como podem imaginar... e apesar da garota ficar irritada, ela resolve olhar para o lado por alguns segundos, o vento batendo em seu cabelo, em uma cena tão natural que fez nossa cabeça rodar... e aí... hã... mechas... já falei dos mechas?... BAM BAM ZIIIIIIM BAM!!... e aí o protagonista... estuda para ser piloto... e na mesma classe dele está... a garota... hm... uniformes ridículos... hmmm... fim do episódio.



... Curiosamente, consegui imaginar o anime passando na Fox-Kids-depois-Jetix-hoje-Disney-XD. O canal que nos trouxe Cavaleiros de Mon Colle (woohoo), Dinozaurs (não-woohoo), Super Pig (SUPER WOOHOO) e Shinzo (completamente horrível mas eu adorava, WOOHOO duplo) tinha bem a cara de que podia passar um RUN=DIM da vida. Aliás, lançaram um DVD em Portugal, com o doce subtítulo Os Guerreiros do Espaço. Consta como sendo de 2002 e ter 82 minutos. Um filme que não conhecemos? Um recorte de monte de episódios colados? Mistério.

***

"Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos", retomamos. Um período em que qualquer coisa era maravilhosa se comparada à grande animação do século. Portanto, quase tudo era bom. O paraíso? Não, porque RUN=DIM é tão ruim que conseguia competir com todo o resto. O equilíbrio entre o bem e o mal! Um dia contarão lendas sobre isso. Apenas esperem.

Conclusão. Nas palavras de Mimi, parece um monte de cutscenes de um jogo de Playstation. E eu... bom, acho que aprendi a dar mais valor à Evangelion - que eu acho um saco - é, um saco - É, EU ACHO UM EVANGELION UM SACO, YEEAH! Quer dizer, pelo menos Zankoku na Tenshi no These sempre conseguia me iludir que estava por vir um bom episódio. Ahhh, é uma aberura tão boa... Enfim! RUN=DIM = provável razão da existência da tag "pior do que Pica-Pau".

0 comentários:

Postar um comentário