Meu Madoka Foi Ouran

Título não tem nada a ver, mas sempre me lembro quando falo de Ouran.) (Uma das minhas paixões da adolescência. Aliás, o mangá acabou! Que nem Zombie-Loan! Eu só soube agora! Yay!) (Para a grande fã de Madoka local: Não edite, idiota!)

OLÁAA! Depois de muitos meses tentando postar alguma coisa, não conseguindo, cansando do post na metade, morrendo por causa da faculdade, sendo infeliz, lendo o bom Hatenkou Yuugi, sendo feliz, etc, me sinto pronta pra postar algo!

...

Bom, na verdade não. Ainda não to nem um pouco in the mood, mas o blog anda meio triste e solitário.

Eu pensei em fazer muitos posts desde o meu último post. Eu pensei em fazer um post de expectativas pra temporada retrasada. E pra passada. E pra essa também. Um post sobre a série Persona, que aliás, é meu amorzinho e um dia ainda faço. Um post sobre O Pior do Pior em termos de BL. (esse é outro que ainda quero fazer um dia - BL Hipster Horrível é um dos meus gêneros preferidos! É sério.) E outros mais. E etc.

Mas começo a escrever, inspiração some, surge a vontade de falar de alguma outra coisa, também não consigo falar muito sobre a outra coisa, fecho e abro o Tumblr. Assim é a vida. (Como assim não sou uma pessoa focada?)

Então, uma das ideias era escrever sobre "anime que eu odeio mas tem uma animação linda o bastante pra me convencer a ver"... e aí surgiu um rant sobre Mawaru Penguindrum.



Eu sobre Mawaru Penguindrum.

Sabe, aquele anime dos pinguinzinhos, do cara de Utena, considerado um dos melhores de 2011 em (insira muitos blogs de anime pomposos e indies aqui) e tal?

Então. Eu o vi inteiro há mais ou menos um mês, e agora... bom, eu ainda reblogo imagens no Tumblr. Ele é muito bonito! Mas... eu não consegui ligar pra ele. Não lembro nada da história em si, juro.

Então, gostaria de compartilhar minhas impressões sobre Mawaru Penguindrum! Porque nossa missão aqui é a de fazer avaliações brutalmente honestas, certo? (ok, talvez seja de desabafar sobre o Louco Universo Otaku, mas vamos fingir que temos um PROJETO.)

Ok, a verdade é que eu fui ver Penguindrum com grandes expectativas, e isso não se faz. Não como a grande fã de Utena que não sou, mas porque parecia super fabuloso! E as frases realmente me atingiam num nível pessoal. E, não sei, sabe quando você se identifica com algo? Eu super me identifiquei com Mawaru Penguindrum. Bonito, inteligente, fabuloso, amor e penguins adoráveis? O que pode dar errado?

Então, esperei o anime acabar pra ver tudo de uma vez, o que também me ajudou a entender a história. E minha conclusão?

Mawaru Penguindrum definitivamente não é ruim. A arte e a animação são belíssimas. As músicas também. O planejamento é excelente, tem poucas coisas mal-explicadas pra uma história com tantas reviravoltas. E pra quem gosta de simbolismo, é um prato cheio. Então, se você me perguntar, eu diria que Penguindrum é "muito bem montado".

... Mas esse era pra ser um post negativo, certo?

Então. Eu simplesmente não consigo falar mal de Penguindrum. Não consigo apontar e dizer "errou aqui", porque tudo parece muito legal. O problema é que Penguindrum não me tocou. Não é que não me tocou porque eu simplesmente não ligo pros temas, porque eu ligo. Falar de destino é interessante! Uma casa com cores vibrantes é interessante! Os pingüins são amor!

Mas é que nem eu falei [naquele outro post]. Tem histórias que são brilhantes, bem montadas e tal, mas de alguma forma, o autor falha em atingir o espectador.

Aliás, já disse que no meu headcanon o Sanetoshi é um self-insert do Ikuhara? Vejam Mawaru Penguindrum com essa mentalidade! É mil vezes mais interessante!

O principal (e óbvio) motivo é o fato de ser muito confuso. Eu, que vi tudo de uma vez e até consegui entender a idéia central da coisa fiquei perdida em vários pontos. E não que tenha muita coisa pra entender. Como disse alguém, é tudo um grande "All you need is love" com confetes e apresentado de um jeito meio Haruhi, exceto que não tem ordem que salve. Eu cheguei a pular um dos últimos episódios e nem perceber antes de terminar, já que toda hora voltavam em algo que não ficou esclarecido. Hm.

Acontece que em um episódio, o personagem é mau, no outro ele é bom, e no outro ele tá tentando acabar com o universo. Uma coisa meio Code Geass R2, só que sem a parte Black and Gray Morality e com uma história que faz sentido pelo menos pro roteirista. Ok, tem uma coisa poética (leia-se: pretensiosa) aí, desconstrução de suposições, crítica às dicotomias e blabla, mas não deixa de ser cansativo pra quem não curte dar uma de detetive a cada episódio. Algumas pessoas devem achar isso tudo um ponto forte. (Hipster anime, you know.)

Os personagens também me incomodaram. Vi pessoas que concordam comigo, e outras loucamente apaixonadas por eles. Quase todos os personagens me pareceram ser um grande balde de amor com pouca ou nenhuma caracterização. Esse meu comentário soa até estranho, porque quem me conhece sabe que uma das coisas que eu mais gosto são relacionamentos complexos entre personagens, e é por esse tipo de coisa que eu queria amar Penguindrum, mas... é.

É como se a história tivesse sido planejada antecipadamente e os personagens encaixados nela, desde as cores dos seus cabelos, e não o contrário. Dessa forma, eles me parecem mais como representações de idéias do que pessoas complexas. Uma hora eles representam uma idéia, e na outra... reviravolta! E assim sempre.

A única personagem que despertou minha curiosidade foi a Himari, pela complexidade que ela mostrou ter no finalzinho. A Ringo parece que... regrediu. Ela se tornou um tipo mais agradável para o público, mas também muito mais simples.

Então, no fim das contas, eu não consegui importar o bastante, de um jeito "quero conhecer mais!". E nos últimos episódios eu já estava me arrastando pra ver, porque ver ou não meio que não fazia diferença.

Além disso, como ouvi alguém dizer, Penguindrum não é Utena. Penguindrum não é exatamente revolucionário nos dias de hoje. E já que todo mundo gosta de comparar, Mawaru Penguindrum é meio Star Driver. Exceto que Star Driver não era bem montado, mas também era divertidinho-e-filosófico; eu gostei de acompanhar e especular semanalmente, mas na real, não me acrescentou... nada além de gifs coloridos.

E alguém ainda se lembra de Star Driver em 2012?

Já disse que Penguindrum é muito bonito?

O Sanetoshi também é muito bonito.

Enfim, hã, conclusão!: Mawaru Penguindrum é muito bonito! Me rende... bons edits no Tumblr, eu acho. Boa inspiração pra desenhos? E...

...e...

...é bom pra relaxar naquelas madrugadas em que você se sente particularmente insano. (Talvez só eu tenha essas madrugadas, mas fica a dica aí!)

1 comentários:

El Jasque disse...

É exatamente isso.

Uma reclamação recorrente costumava ser
"COMO VOCÊ PODE ACHAR ESSE ANIME PROFUNDO?"

É porque não é pra ser, e ninguém que assistiu diz que é que eu saiba, é só pra ser uma coisa muito doida que você não sabe o que vai acontecer no próximo episódio.

E era essa loucura acompanhar Penguindrum semanalmente. Fizeram várias e várias teorias, uma derrubada atrás da outra e isso era muito legal.

Não é que nem aquele anime que o autor parece que lê os comentários mais noobs e fala 'que idéia genial! vou usar'.

Não que eu tenha visto o anime como detetive, porque sou burro demais pra isso, mas foi bem divertido 'contratar' outras pessoas para serem meus detetives enquanto via o anime.

Pra falar a verdade quando Penguindrum terminou perguntavam "o que você achou do final? Foi bom e tal?"

O FINAL FOI...! Pera aí... eu acho que... Hã?

Eu vou ter que assistir de novo hehe
Mas vai ser legal, porque eu me diverti demais assistindo esse anime. E dessa vez eu vou assistir depois de ter visto Utena completo(falta só alguns episódios) + aquele fabulous movie.

Ah, as imagens não apareceram...

Postar um comentário